Como começa uma gestão baseada em valores?

Mais do que nos cursos, treinamentos, livros e vivências empresariais, tenho certeza que é na educação que recebemos dos nossos pais. Por meio dos valores que eles receberam dos nossos avós e que foram repassados pelos nossos bisavós. É o que caracteriza a força dos nossos antepassados que nos acompanha nas tomadas de decisão durante toda nossa vida pessoal e profissional e cuja maior representação é a expressão do poder contido no amor da maternidade.

 

É essa formação que construiu nossa competência, onde nossos conhecimentos e habilidades um dia estimulados e reconhecidos pelo sentimento de orgulho que só uma mãe consegue demonstrar se manifesta no que fazemos como adultos e profissionais. É o que perseguimos a vida toda sob o pretexto da motivação e do entusiasmo nas nossas ações gerenciais e técnicas. Isso sem contar com as nossas atitudes, que nada mais são do que os frutos daquilo que o amor de mãe procurou nos tornar.

 

Sensibilidade, amor ao próximo, ajuda, cooperação, energia, inteligência, iniciativa, persistência, respeito… As maiores competências de um gestor são, sem dúvida, seus valores.

 

Era comum, especialmente em famílias mais antigas, os filhos pedirem a bênção à mãe que, ao compreender a profundidade deste pedido, imediatamente proferia um “Deus te abençoe meu filho”. Se voltarmos ainda mais no tempo, verificaremos que a resposta completa à bênção solicitada pelo filho era “Deus te abençoe meu filho. Agora vá, mas volte”. Era a energia do amor de mãe e de Deus que orientava o filho a ir para o mundo, vencer e retornar ao seio da família. Era a combinação pura do desprendimento necessário para o sucesso na vida, acompanhado do sentimento mais profundo contido no amor incondicional da mãe que, ao mesmo tempo em que dá liberdade, trás de volta cada filho já com a experiência que o mundo fornece, incrementando os valores básicos da vida e do amor maior.

 

Quando pensamos no que realmente tem valor na vida, certamente encontramos na resposta a família. O trabalho, o dinheiro, a realização profissional vem depois. Tudo, aliás, que é decorrência disso e que poderia ser traduzido como expressão de liderança e da gestão, tem como base a formação e os valores do gestor. A fidelidade àquilo que nossa mãe construiu para que pudéssemos percorrer o mundo de forma competente e feliz é o que podemos chamar de gestão por valores. E isso vale muito mais do que tudo.

 

Amir El-Kouba

Amir El-Kouba é psicólogo, especialista em Método Científico, Comportamento Organizacional e Mestre em Administração Estratégica. Docente de MBA’s da Fundação Getúlio Vargas de disciplinas relacionadas à Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance. É empreendedor na área de logística e Diretor e Consultor do Grupo El-Kouba.

SUGESTÃO DE LEITURA:

Vamos pegar essa onda?

“Temos que ser surfistas no futuro. E, enquanto estamos em busca do tubo perfeito, deixar o mar fazer a sua parte.” Falar em onda nos dias[...]

Maestro Silvio Barbato, “O Batuta”

Por Miguel Jabour (*) – A demanda veio diretamente da Presidência dos Diários Associados: realizar um grandioso evento para comemorar os 200 anos [...]

Copyright © 2016 EL-KOUBA. Todos os direitos reservados.