Desenvolvimento em contato com a natureza

Treinamento vivencial ao ar livre. Retirar executivos do seu ambiente de trabalho e levá-los para outro totalmente diverso ao que estão acostumados. Esta é uma das premissas do programa de desenvolvimento vivencial ao ar livre da El-Kouba, o Vencendo Desafios®.

É surpreendente. Somente com isso, o Vencendo Desafios® já provoca uma forte sensibilização, dando base para um trabalho impactante, que não seria possível em uma sala de aula. A metodologia, caracterizada por atividades exclusivas ao ar livre, também proporciona estímulos muito mais fortes que as dinâmicas de grupo comumente utilizadas em programas de desenvolvimento, mesmo aquelas realizadas em ambientes externos e que, na maioria das vezes, dão a sensação de que o objetivo principal é entretenimento ou mera vivencia em grupo ao invés de estimulação para o desenvolvimento. O trabalho com o grupos precisa ser muito cuidadoso e profissional. É preciso escolher os estímulos e os métodos corretos para promover a mudança desejada nas pessoas e nas empresas.

Outro ponto a ser ressaltado é que a superação de desafios em contato com a natureza faz com que os participantes se percebam como parte dela. Tal premissa é, em grandes partes das vezes, esquecida. No meio organizacional, acabamos colocando a natureza de lado. Hoje, pensamos que dominamos a tecnologia mas, na verdade, algumas vezes, somos dominados por ela. Não só não nos vemos mais como parte da natureza como, algumas vezes, também não nos vemos como parte de um mundo não virtual.

Com o Know-how de mais de 20 anos e a grande experiência dos seus consultores, a El-Kouba proporciona condições que, efetivamente, causam impacto e promovem reflexões para o crescimento e para o fortalecimento das relações. Não são entregues respostas ao grupo. Por meio dos estímulos e atividades exclusivas desenvolvidas pela El-Kouba, os próprios participantes encontram os melhores caminhos. Estes podem ser referentes às estratégias ou mesmo ao desenvolvimento de competências individuais ou do grupo, como autopercepção, autoconfiança, espírito de equipe, planejamento, comunicação, foco no objetivo, resistência à pressão frente a um mercado competitivo, sinergia, administração do tempo, relação de confiança entre o grupo, motivação para superação de obstáculos e para o atingimento de metas. Na verdade, os aspectos que podem ser trabalhados são bastante amplos. No próximo artigo falaremos um pouco melhor sobre isso.

Concluímos afirmando que cada trabalho é um grande aprendizado tanto para os consultores, como para o grupo de participantes. É sempre motivo de alegria para a equipe El-Kouba auxiliar na busca constante de desenvolvimento de pessoas, equipes e lideranças, pois sabemos dos reais impactos nas suas carreiras, nos resultados das empresas, no meio ambiente e na sociedade.

 

Cuide de você, da sua vida e das suas relações. E lembre-se: você também é natureza.

*Marcos Rebello é Consultor Sênior e Coordenador da Unidade de Negócios “Vencendo Desafios”, especializada em treinamentos vivenciais ao ar livre do Grupo El-Kouba. Foi um dos idealizadores destes programas, tendo mais de 20 anos de experiência. É técnico em resgate, busca, salvamento e atividades verticais. Também é instrutor em orientação e navegação e pioneiro na utilização de atividades aquáticas em treinamentos vivenciais para organizações no Brasil.

Amir El-Kouba

Amir El-Kouba é psicólogo, especialista em Método Científico, Comportamento Organizacional e Mestre em Administração Estratégica. Docente de MBA’s da Fundação Getúlio Vargas de disciplinas relacionadas à Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance. É empreendedor na área de logística e Diretor e Consultor do Grupo El-Kouba.

SUGESTÃO DE LEITURA:

PLANEJAMENTO PESSOAL PARA 2018: Um ...

  Estamos no fim do ano e é tempo fazer o planejamento pessoal para 2018. A cada ano tenho mais dificuldade em reunir informações seguras para[...]

O Sabor de Vencer Desafios

Excelência em Team Building    Em 2017 o pioneirismo em Treinamentos Experienciais ao Ar Livre da El-Kouba se uniu ao Sabor do Aprendizado [...]

Copyright © 2016 EL-KOUBA. Todos os direitos reservados.